Fui para Ilha Grande/RJ

 

Olá, Galera! Hoje vou escrever sobre minha viajem para Ilha Grande, que ocorreu no último final de semana. Primeiramente, me cumpre informar que nesse texto não falarei sobre valores, pois fui com uma excursão em que era pensão completa, então estava incluso: café da manhã, almoço, jantar, lanches na praia, café da tarde e passeios. Ou seja, não sei quanto ficaria pagando tudo isso separadamente. Meu pai pagou R$ 1.800,00 para cada e eu achei que valeu bem a pena.

 

Sobre Ilha Grande/RJ

Ilha Grande fica localizada ao litoral sul do estado do Rio de Janeiro, fazendo parte do município de Angra dos Reis. Seu entorno é conhecido como ‘’região dos lagos’’, pois esta localizada as margens das lagoas Araruama e Saquarema.

Conforme extraído em pesquisas sobre a região, tem-se que: ‘’Tem praia, mas não tem mar. É banhada pela Lagoa de Araruama, um corpo d’água salgada que, tecnicamente, deveria ser chamado de laguna. Lagunas são lagos salinos rasos, que se comunicam com o mar. No caso da Araruama, a pouca profundidade, o sol e os ventos causam evaporação rápida e concentração do sal.’’

Nessa região se encontram as cidades famosas de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo frio. Vale a pena conhecer.

 

Como chegar lá

Saímos de ônibus da rodoviária do Tietê em São Paulo e chegamos em Angra dos Reis em 08 horas. Chegando em Angra é necessário fazer a travessia de barco para a ilha, e esse trajeto durou em média 1 hora.

 

Onde fiquei hospedada

Ficamos hospedados na pousada Recantos dos Pássaros, que fica localizada na Praia de Maguariquissaba. Deixei marcado no mapa abaixo a localização da pousada, e para vocês terem noção do quanto a ilha é realmente GRANDE!

Mapa de Ilha Grande/RJ
Mapa de Ilha Grande/RJ

Sobre a pousada Recanto dos Pássaros tenho apenas elogios. Eles possuem uma estrutura muito boa, com ar condicionado nos quartos, banheiros amplos e contato direto com a natureza. Além do mais, eles possuem pacotes completos, como esse que eu e meu pai ficamos, com café da manhã, almoço, jantar, passeios e lanchinhos durante o passeio, ou seja, completíssimo. A comida também, não tenho do que reclamar, pois estava muito saborosa, e com aquele gostinho de casa, sensacional.

Eu e meu Pai na Pousada Recanto dos Pássaros
Eu e meu Pai na Pousada Recanto dos Pássaros

Praia Freguesia de Santana

Bom, como vocês podem ver, a ilha é realmente grande, então, para conhecer ela toda seriam necessários pelo menos 5 dias, e eu recomendaria de 5 a 7 dias completos para aproveitar bem. Como fiquei poucos dias, conheci poucas praias, mas valeu a pena cada minuto.

A primeira que conheci foi a Praia de Freguesia de Santana, localizada próximo a pousada, levou uns 20/25 minutos para chegar, de barco.

Localização praia de Freguesia de Santana
Localização praia de Freguesia de Santana

Chegando lá, fiquei encantada com a grandiosidade da natureza, que felizmente está bem preservada. Essa praia, assim como as outras, é bem rústica, ou seja, não existe quiosque ou alguma estrutura de ‘turismo’. Então é necessário levar algo para se alimentar, e lembrar sempre de descartar o lixo da maneira correta.

Freguesia de Santana
Freguesia de Santana

Essa é a praia, e o nosso barco parou próximo a orla para quem quisesse pular e nadar. Já para quem não tinha condições ou não queria pular, a pousada disponibilizou também um barquinho que nos levou até a orla.

Freguesia de Santana
Freguesia de Santana

Ilha de Cataguás

Esse lugar é de tirar o fôlego, com suas águas transparentes e calmas.

Ilha Cataguas vista de cima
Ilha Cataguas vista de cima

Link da imagem (https://s2rio.com.br/a-caribenha-ilha-de-cataguases-angra-dos-reis/)

Peguei essa imagem de cima, para vocês verem como é bonito. Confesso que não estava dessa cor não, no dia que eu fui, mas tudo bem, hahaha.

Bom, esse passeio foi bem legal, achei essa praia bem movimentada, com bastante gente na areia, no mar e também muitos passeando de jet ski.

A água do mar é bem calminha, sem ondas, então da para ficar com macarrão ou boia, bem tranquila boiando. O entorno da ilha é bem preservado, e assim como as outras, possui zero estrutura de quiosques, o que particularmente eu achei ótimo.

Chegando a Ilha Cataguás
Chegando a Ilha Cataguás

 

Ilha Cataguas
Ilha Cataguas
Ilha Cataguas
Ilha Cataguas

 

Lagoa Azul

Esse é um dos lugares mais famosos da ilha, e a minha expectativa estava altíssima. Confesso que não achei tudooo aquilo que eu estava pensando, mas isso se deve ao fato unicamente a alta expectativa depositada na minha imaginação, rsrsrs.

A lagoa tem o nome de azul, mas na verdade ela é verde. Não sei se em alguma época ou hora do dia ela fica azul, mas quando fui estava verde, conforme a foto abaixo.

Lagoa Azul
Lagoa Azul

O fato dela ser verde e não azul não a faz menos bonita. Realmente a beleza é de tirar o folego! Nesse passeio o barco para por ali, e o pessoal pode descer para nadar, ver os peixes, fazer snorkel ou até mesmo alimentar os peixes (o que é permitido por lá).

Nós fomos na parte da tarde e estava bem cheio de embarcações, então a água estava com bastante correnteza, devido ao entra e sai de barcos. Eu desci um pouco com o macarrão, mas fiquei segurando na escada do barco e na corda, não me senti segura para soltar.

Lagoa Azul
Lagoa Azul

Esse é um destino que faz jus a fama, pois é realmente muito bonito.

 

Praia da Baleia

Essa sem dúvidas foi o lugar que mais gostei. Sabe aquela praia pequenininha, que parece até particular? Então, essa é a Praia da Baleia. Extremamente preservada, igualmente sem estrutura, como as outras, mas vale cada minuto nesse lugar.

As águas são calminhas e cristalinas. Nessa praia eu desci do barco de macarrão e fui até a orla, fiquei extremamente feliz por ter vencido meu medo.

Praia da Baleia
Praia da Baleia

Essa praia é muito tranquila, perfeita para quem busca se desconectar de tudo e se ligar a natureza.

Praia da Baleia
Praia da Baleia

Enfim, concluo afirmando que vale a pena conhecer Ilha Grande e eu espero voltar para visitar os outros locais!

 

É isso, galera! Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima